A morte de um visionário das novas tecnologias

por Kilber Moreira

Nesta última quarta-feira, 5, o empresário Steve Jobs faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas, aos 56 anos. Jobs foi o responsável pela criação da Apple e de sua grande popularidade no universo tecnológico, com produtos como o iPhone, o iPad e o iPod, sem esquecer do grande desenvolvimento do estúdio de animação Pixar, comprado junto a Walt Disney, em 1986.

foto: arquivo do curso
Os principais conceitos difundidos por Steven Jobs foram a simplicidade e a interatividade do sistema operacional de seus dispositivos. Segundo ele, gadgets e computadores deveriam ser facilmente acessados por qualquer pessoa, mesmo que ela não possuísse grandes conhecimentos nesta área.

A repercussão de sua morte foi enorme em todo o mundo e, claro, atingiu o meio acadêmico. Na UFRRJ e, especificamente no ICHS, alunos e professores comentaram o fato.

– Na questão dos eletrônicos, a Apple foi uma marca revolucionária. Ele [Steven Jobs] fará muita falta, na minha opinião, foi um gênio, revolucionou a tecnologia e a animação. Até surgiu uma brincadeira na internet dizendo que três maças revolucionaram o mundo: a de Adão, a de Newton e a de Jobs – afirmou Tarcísio Gomes, estudante do 4º período de História.

No mundo virtual, sua morte atingiu em cheio as redes sociais. Nas doze horas seguintes ao falecimento do empresário, o número de menções com o termo Steve Jobs alcançou a marca de 4,5 milhões de tweets.

Alexander Lima, aluno do 1º período de Relações Internacionais, criticou a postura política da Apple. Segundo ele, a grandeza da marca resultou mais pela sua popularidade entre os clientes do que por sua funcionalidade na prática. Ainda assim, Alexander reconhece a importância do trabalho de Jobs.

– A maioria dos programas da empresa acabam escravizando o usuário. Mas quanto à atuação dele, é inegável que foi importante, claro. Ajudou muito no quesito de inovação, no desenvolvimento da técnica e colaborou para a fomentação da concorrência, pois outras empresas viam seus produtos e queriam logo imitá-lo.

Para a professora Simone Orlando, coordenadora do Curso de Jornalismo e docente da disciplina Comunicação e Novas Tecnologias, Steven Jobs, assim como Bill Gates, abriu um novo panorama no mundo tecnológico moderno.

– Sem dúvida, ele revolucionou o mercado de informática, trazendo uma nova perspectiva não apenas na questão do software como também na questão do hardware, na performance das máquinas. Uma das suas marcas era ser extremamente visionário. Possuía a ousadia de sempre pensar ao máximo as possibilidades e os usos dos dispositivos.

Steve Jobs se demitiu da Apple em 1984, retornando em 1996, quando ajudou a resgatar a empresa de um estado de fragilidade financeira, atuando como diretor executivo desde então.

Jobs lutava contra o câncer desde 2004 e, em agosto de 2011, se desligou de suas funções pela debilidade da sua saúde.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages